top of page

ENTENDA: direito ao corpo

   Nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro acontecerá o IX Encontro de Obstetrícia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH da Universidade de São Paulo - USP, organizado por alunas(os), egressas(os) e professoras(es) do curso de Obstetrícia. Nossa programação contará com mesas de debates, grupos de trabalhos (GT’s), oficinas e apresentação artística.
    A graduação em Obstetrícia, ainda a única no Brasil, forma profissionais para atuar no cenário de atenção à saúde da mulher, contexto este de altas taxas de mortalidade materna, violências, cesarianas e da criminalização do aborto; situações nas quais são negados direitos humanos às mulheres, marcando o controle de nossa autonomia.    
    Com a temática Direito ao Corpo, trazemos a discussão sobre a realidade das mulheres, sobretudo as trans, negras e/ou indígenas e periféricas. Abordaremos os eixos Direitos Sexuais e Reprodutivos, Saúde da População Negra, LGBTQIA+. Além disso, entendemos que esses determinantes sociais afetam a Saúde Mental e em busca de uma assistência baseada nos princípios do SUS de integralidade, equidade e universalidade, discutiremos os temas mencionados acima, a fim de permitir uma formação enquanto futuras(os) obstetrizes e profissionais da saúde,  que prestam assistência integral à saúde das mulheres de forma plural e comprometida, a fim de lutar pela conquista e manutenção do direito à nossos corpos.

bottom of page